Sem categoria

Marketing digital para 2025: o guia definitivo

Podemos afirmar que o ano de 2020 para o marketing digital foi, no mínimo, inusitado, não é mesmo? Por conta da crise ocasionada pelo coronavírus, o mundo encontrou na internet uma aliada para contornar os revezes na área econômica.

Segundo o portal Meio e Mensagem, o e-commerce teve um crescimento de 47%, sendo a maior alta em 20 anos.

A pesquisa ainda revela que os adeptos do e-commerce no Brasil cresceram 40%, chegando a 41 milhões no total, visto que a necessidade e o aumento na confiança sobre os pagamentos online levaram 7,3 milhões de brasileiros a comprar online pela primeira vez.

Além do lojas virtuais, o investimento em mídias sociais, o aumento pela procura de serviços como o SEO e diversas outras estratégias evidenciam que as mudanças ocasionadas pela pandemia vieram para ficar.

Porém, o mundo do marketing digital está sempre em constantes mudanças e aperfeiçoamentos a fim de melhorar cada vez mais a experiência do consumidor em adquirir produtos e solicitar serviços.

Pensando nisso, separamos para você quais são as principais mudanças do mundo do marketing digital previstas para o ano de 2021. Confira!!!

SEO e conteúdo

O SEO, sigla para Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo, aumentar a visibilidade de um site perante às ferramentas de buscas como o Google, Yahoo e Bing.

O que torna o SEO uma estratégia interessante é o fato de que esse posicionamento entre as primeiras páginas ocorre de forma orgânica, sem a necessidade de pagar nenhum centavo em anúncios ou publicidades.

Devido a esse posicionamento sem a necessidade de pagar por cliques, muitas empresas abriram os olhos para essa estratégia.

Para entendermos o quanto o SEO foi e continua sendo importante em tempos de pandemia, trouxemos um pequeno exemplo para você.

No início da pandemia, muitas pessoas procuraram maneiras de se prevenir e produtos que auxiliassem, como o caso do álcool em gel. Como mostra o gráfico acima retirado pelo Google Trends, no mês de março, a busca pelo produto na internet teve um crescimento considerável.

Imagem do documento

As empresas que já utilizavam estratégias de SEO saíram na frente, sendo as primeiras opções mostradas pelas ferramentas de buscas, como o Google, Yahoo e Bing.

Porém, como citamos acima, o Google está sempre em constante evolução a fim de melhorar a experiência do consumidor e promete trazer novidades para o mundo do SEO. São elas:

Page Experience: o foco total na experiência do usuário

O Page Experience vai revolucionar o SEO,fazendo com que sites de fraco desempenho sofram severamente. Boas linkagens (internas), uma estrutura amigável do site, desempenho de carregamento, conteúdo bem direcionado, sem entraves na navegação serão diferenciais para aqueles que procuram as primeiras posições no Google.

Sites que voltados ao segmento de saúde física (clínicas, laboratórios, blogs de saúde e bem estar, etc) e aqueles que mexem com saúde financeira (sites de apostas, bancos, blogs de investimentos e etc) terão um crivo ainda mais rigoroso dos algoritmos do Google.

O uso de dados para análises e definição de estratégia serão diferenciais para obter sucesso em SEO. O BI (Business Inteligence) é realidade e o profissional de SEO deve estar presente nas agências visando automatizações na coleta de dados.

A integração do SEO com outras áreas do Marketing Digital (Ads, Social e etc) vai se tornar cada vez mais essencial para o pleno funcionamento de todas as áreas.

O SEO técnico como a gente conhece e conteúdos voltado somente para palavras-chave tendem a ter menos impacto nos rankings com relação aos anos anteriores. Isso faz com que seja necessário, cada vez mais investir em conteúdos que, de fato, instruam seus clientes e consumidores. Estratégias unindo o SEO e marketing de conteúdo serão tendências para o ano de 2021.

Mídias sociais: um dos principais pilares da comunicação contemporânea

Atualmente, é totalmente fora de cogitação uma empresa não possuir uma página nas redes sociais, independente de seu segmento.

De acordo com uma análise em suas próprias campanhas, a Obvious.ly percebeu que houve um aumento no consumo de mídias sociais, sobretudo no Instagram e TikTok. Em 7,5 milhões de postagens da empresa, cresceu cerca de 76% o número de curtidas diárias no pico da pandemia.

Nas impressões da campanha na rede social, a relação do primeiro trimestre com o quarto trimestre também demonstrou aumento de 22%. Já nos dados de 2.152 influenciadores da rede TikTok, o engajamento aumentou em 27% de fevereiro a março. Isso se deve em grande parte pelo isolamento social, que fez com que as pessoas ficassem mais tempo conectadas às mídias.

Assim como o SEO, as redes sociais terão suma importância quando falamos sobre estratégias de marketing digital para 2021.

Tik Tok e Instagram Reels: uma nova maneira de se comunicar com o cliente

Como citamos anteriormente, o Tik Tok teve um crescimento gigantesco em tempos de pandemia. Com o seu formato simples de apenas “rolar para baixo’ para assistir vídeos curtos e precisos, o aplicativo conquistou o público rapidamente.

Isso fez com que o Instagram criasse uma funcionalidade semelhante ao Tik Tok, o Reels, que segue a mesma premissa de criação de vídeos curtos.

Através desses dois aplicativos, muitas empresas encontraram uma alternativa de divulgar seus serviços ou produtos de maneira intuitiva.

Isso fez com que os investimentos, tanto no Tik Tok, quanto no Reels, aumentassem, prometendo novidades surpreendentes em 2021 tanto para os usuários quanto para criadores de conteúdo.

Podemos perceber essas mudanças já na última atualização que ocorreu no Instagram. Com um layout totalmente reformulado, botões de compra e da funcionalidade Reels ganharam mais destaque, enquanto o botão de “postagem” ficou em segundo plano.

Vendas pelo WhatsApp cada vez mais aprimoradas

Quando falamos sobre ferramentas que auxiliaram muitas empresas em tempos de coronavirus, não podemos deixar de falar do WhatsApp. O contato direto com o vendedor e consumidor deixaram as coisas mais práticas e otimizadas.

Para aprimorar ainda mais o aplicativo, seus desenvolvedores anunciaram melhorias. São elas:

Compras: serão expandidas as maneiras como as pessoas podem conferir os produtos disponíveis e finalizar compras diretamente nas conversas. Existe a intenção de facilitar a integração desses recursos às soluções de venda e de atendimento ao cliente que as empresas já utilizam. Essa ação ajudará as pequenas empresas que foram mais afetadas neste momento.

Serviços de hospedagem do Facebook: empresas têm necessidades tecnológicas diversas e buscam opções variadas ao contratarem uma outra empresa para hospedar e gerenciar seus serviços de atendimento ao cliente, especialmente com o aumento do trabalho remoto. Por essa razão, durante os próximos meses, o WhatsApp tem o planejamento de expandir suas parcerias com fornecedores de soluções para empresas, com os quais já trabalham nos últimos dois anos.

Também fornecerão uma nova opção para que as empresas possam gerenciar as mensagens no WhatsApp por meio de serviços de hospedagem que serão oferecidos pelo Facebook. Com essas opções, pequenas e médias empresas poderão iniciar seus negócios, vender produtos, gerenciar estoques e responder rapidamente às mensagens recebidas onde quer que seus funcionários estejam.

Serviços pagos para empresas: Haverão cobranças por alguns dos serviços que o aplicativo oferecerá aos seus clientes comerciais.

(informações fornecidas pelo WhatsApp)

Google Ads e as otimizações na ferramenta

Uma das estratégias mais utilizadas nos tempos de pandemia foram as campanhas pagas. Como as buscas por serviços e produtos aumentou consideravelmente, o Google Ads se tornou um aliado para aqueles que procuram aparecer nas primeiras páginas de busca de maneira rápida e prática.

Por isso, o Google trouxe uma série de recursos que prometem auxiliar ainda mais nas estratégias montadas por agências.

Alertas em tempo real

Se a campanha tiver algum problema crítico, será enviado um alerta durante a configuração, por exemplo, problemas que podem impedir que a campanha seja veiculada ou exibida no potencial máximo, como sobreposição de local ou URL inválido.

Retomada de campanhas de rascunho

As campanhas de rascunho agora salvam o progresso automaticamente. Assim, é fácil continuar de onde o projeto foi encerrado.

Investimento em campanhas Display, Vídeo e Shopping

Um setor que cresceu consideravelmente com a pandemia e que se estenderá em 2021 certamente são as campanhas de display, shopping e vídeo. Não existe, atualmente, novidades para estes setores, mas pelo aumento considerável de procura no ano de 2020, podemos esperar algo de novo.

As mudanças que o Google realiza em suas ferramentas são constantes, sempre visando melhorar as campanhas e proporcionar uma melhor experiência ao usuário. A Bloomin possui selo “Partner” com o Google, o que faz com que novidades e tendências sejam recebidas em primeira mão.

Mudanças estruturais no site são pautas para 2021

Para que uma boa estratégia de marketing digital tenha o desempenho e resultado esperado, é necessário ter uma base, uma estrutura; e é nesse ponto que tecnologias de desenvolvimento de sites entram em pauta.

Novas linguagens de programação estão surgindo como tendências para 2021 e uma delas certamente é a TypeScript.

Desenvolvida pela Microsoft, o TypeScript está provando ser uma escolha comum entre os desenvolvedores. Não se trata, na verdade, de uma linguagem completamente nova, mas sim um superset (ou superconjunto) do JavaScript.

Essas são apenas algumas das principais mudanças para 2021 e que devem ser os principais diferenciais para aqueles que procuram acertar em cheio na estratégia de marketing digital.

Saiba que a Bloomin já atua com todas essas frentes e possui, em seus projetos, estratégias otimizadas e que visam um resultado satisfatório para seu projeto.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *